Nacional

O Brasil está, claramente, vivendo um período de efervescência de ideias no que diz respeito à política. Assistimos diariamente grandes manifestações, discursos, debates sobre ela. Assistimos tristes, também, a denúncias e escândalos envolvendo vários setores da sociedade. É impossível passar por estes momentos sem um sentimento de inquietude!

 

Há pouco menos de um mês fui eleito, na Convenção Nacional da Juventude do PMDB, para exercer o cargo de presidente. Junto comigo vários representantes de todas as regiões do Brasil assumiram suas responsabilidades e afirmamos o compromisso com a Unidade – não a unidade que cria personalismos, mas aquela em torno de ideais, da ideologia e de posicionamentos claros debatidos e de compromissos assumidos democraticamente.

 

Assumimos com todo o país a defesa de pautas que consideramos extremamente importantes para a construção de uma juventude mais participativa e capacitada. E neste texto gostaria de apresentar alguns destes compromissos, que giram sempre em torno do ideal da Unidade.

 

Acreditamos também que todos os quadros da JPMDB devem ser tratados com igualdade, encorajados a fazer sugestões e construir a juventude que queremos! Com especial destaque, apoiamos o aumento da participação política das mulheres, e, mais que isso, queremos que suas vozes soem com igualdade. Não aceitamos discriminação de qualquer tipo!

 

Muito importante para a construção da consciência e da mudança política é o ambiente educativo. Cremos que a política se faz nas escolas e nas universidades e por isso, estaremos cada vez mais presentes neste meio, principalmente com a participação em Diretórios e Centros Acadêmicos, DCEs e UEEs. Levaremos, também, os cursos e capacitações disponíveis para estes lugares e lutaremos incansavelmente para fortalecer o MDB Estudantil. Entraremos em todo debate que estiver como objetivo pautar melhorias na educação. Debateremos sobre os programas de financiamento, sobre educação pública e ofereceremos propostas para o ensino no país.

 

E, como estamos convictos de que é a juventude que deve propor as mudanças que esperamos, não mediremos esforços no sentido de auxiliar os jovens candidatos à prefeituras, câmaras de vereadores, deputados e ao governo estadual. O jovem precisa ir para os pleitos e, com nosso apoio, irá mais capacitado e ciente do papel que deve cumprir para a sociedade. Junto com esta proposta nos comprometemos a auxiliar na fundação e fortalecimento dos diretórios municipais da JPMDB!

 

Há apenas um empecilho para que a JPMDB seja do tamanho que queremos. Ainda não dispomos de orçamento próprio e, por isso, algumas atividades levam mais tempo a sair do papel. Para que possamos desempenhar todo o trabalho a que nos propomos, lutaremos até o fim para que 5% do fundo partidário seja destinado à Juventude, em forma de manutenção. Sabemos da responsabilidade em se propor uma pauta como estas e, junto com ela, nos comprometemos com as melhores práticas de transparência e contabilidade. O fundo partidário é pago com o dinheiro do contribuinte, e este tem o direito de saber exatamente qual uso está sendo feito dele.

 

Por fim, como uma das nossas bandeiras mais importantes e significativas, lutaremos pela candidatura própria do PMDB nas eleições de 2018. É a hora de debatermos os rumos do nosso país e sermos protagonista da mudança que queremos. O Brasil precisa do PMDB, e nós devemos assumir a vocação que nasceu junto com nossa origem: dar uma esperança de que o futuro será melhor para nossa pátria amada!

 

Este é o momento de agir! Temos um compromisso com a nação e não a desapontaremos!

 

Bruno Julio

Presidente Nacional da Juventude do PMDB

2015 - JPMDB - Juventude do Partido do Movimento Democrático Brasileiro - Todos os Direitos Reservados